segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Por que... o girassol gira com a luz do Sol?

O girassol se mexe estimulado pela luz solar. Esse fenômeno é chamado heliotropismo ou rastreamento solar, o que significa dizer: orientado pelo curso do Sol. O fenômeno é classificado como positivo quando o vegetal busca a luz e negativo quando foge dela. No caso do girassol, você já deve ter notado, é positivo. Para ele, quanto mais luz melhor!

Só tem um detalhe, girassol é flor e flor não faz fotossíntese. Então, por que essa planta se movimenta em busca da luz solar? Pois bem: o girassol não é apenas uma flor, mas a união de várias flores, cujo conjunto recebe o nome de capítulo. Essas flores são sustentadas por um cabo (ou pedúnculo) e este sim é o responsável pelo movimento do girassol.

Numa plantação de girassóis, à medida que o sol segue seu curso, do nascimento até se pôr, vemos a flor se movimentar. Agora sabemos que é o pedúnculo que está seguindo na direção dos raios solares. Ele é quem precisam da luz para melhor aproveitar a energia na realização da fotossíntese, além de suas folhas.

Esse movimento é temporário e reversível: quando cessa a luz do sol, a planta volta à sua posição original porque suas células deixam de receber o estímulo luminoso que provoca o movimento. Com esse fenômeno, o girassol assegura a maturação dos frutos, que vão gerar novas plantas.

Assim como o girassol, outras plantas se movimentam de maneira diferente e por estímulos também diversos. A “dormideira”, por exemplo, se fecha quando é estimulada pelo toque. Mas esta é outra conversa... Preste mais atenção nas plantas. Você vai se surpreender

6 comentários:

Unknown disse...

Uaaau,muito boooom.Obrigado vou me dar bem na prova por causa disso.
*-*

Unknown disse...

Uaaau,muito boooom.Obrigado vou me dar bem na prova por causa disso.
*-*

Unknown disse...

Uaaau,muito boooom.Obrigado vou me dar bem na prova por causa disso.
*-*

Unknown disse...

aaaah que massa saber disso! obrigada pela explicação.

Turismo a la Carte disse...

E porque eu vejo as flores paradas, viradas sempre para leste? Todas as fotos que tenho são exatamente contra o sol, no final de tarde.

Unknown disse...

Seria bom sempre colocar a fonte da informação. Esse texto foi retirado do texto "Por que o girassol gira com o sol?" Ele foi escrito por Roberto Lourenço Esteves do Departamento de Biologia da Universidade do Rio de Janeiro. Vale divulgar, mas a fonte é sempre legal, senão fica parecendo que é texto autoral...